TOP 10 ICOs de 2017

23/01/2018

Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs) são uma forma não regulamentada e inovadora de startups conseguirem grandes montantes de dinheiro para o desenvolvimento de uma novas tecnologias. Separamos uma lista das ICOs que se destacaram em 2017.

O que são:

A oferta inicial de moedas, do inglês Initial Coin Offering (ICO) é uma forma, ainda não regulada de arrecadar fundos.

A prática é freqüentemente usada por startups para evitar o rigoroso e burocrático processo de captação de capital exigido por investidores de risco ou bancos. Uma ICO parece com uma IPO (oferta pública inicial) ou um crowdfunding.

No caso das IPO, uma companhia que quer levantar muito capital de investimento para financiar um crescimento rápido, oferece ações para investidores. No caso das ICOs, as empresas oferecem um token de uma moeda recém-cunhada em troca de investimento, que podem ser feitos em Bitcoin ou em moedas fiduciárias.  Nas ICOs, os patrocinadores são motivados por um retorno em seus investimentos com a valorização da moeda, enquanto, no crowdfunding, os fundos arrecadados são basicamente doações. Por isso, as ICOs podem ser chamadas de crowdsales.

Como funcionam:

Em uma campanha ICO, é oferecido a chance de investir em uma nova moeda. Uma porcentagem da criptomoeda é vendida para os primeiros apoiadores do projeto em troca de uma moeda fiduciária ou outras moedas criptográficas de grande valor. O montante investido é usado para desenvolver a moeda. 

Os investidores esperam que a moeda atingá um valor mais alto do que o pago inicialmente, lucrando com esse aumento do preço.

Regulamentação:

As regulamentações impostas por governos aos IPOs, oferecem um certo nível de segurança para investidores despreparados. Com uma ICO, as chances de lucro são grandes, dado o sucesso das criptomoedas, mas o risco do investimento é altissimo. 

Com a crescente proliferação de moedas inúteis que levantavam muito dinheiro, o banco central chinês chegou a proibir as ICOs, afirmando que elas tinham "perturbado seriamente a ordem econômica e financeira".

 TOP 10 ICOs

Apesar do cenário de regulamentação e da proliferação de moedas scamm, 2017 foi um ano muito bom para o desenvolvimento de inúmeros projetos interessantes. Abaixo separamos as TOP 10 ICOs de 2017 em montante coletado.