Passo-a-Passo: criando uma paper wallet

16/01/2018

Criar uma paper wallet é o jeito mais barato de manter suas criptomoedas armazenadas em segurança. É símples, fácil e se feito da maneira correta, diminui para praticamente 0 as chances de roubo e ataques.

O que é uma Paper Wallet?

A Paper Wallet (ou carteira de papel) é um jeito simples de gerar um endereço Bitcoin correspondente à uma chave privada de maneira segura. Entre as vantagens estão: o custo zero e que se, feito da maneira correta, as chaves privadas ficam livres de ataques cibernéticos ou falahas de hardware.

Criando uma Paper Wallet

Aqui estão 10 passos necessários para criar uma Paper Wallet:

1. Para gerar um novo endereço bitcoin, abra o BitAddress.org no seu navegador (ou LiteAddress.org para litecoin).

2. Antes de começar o processo de geração das chaves, certifique-se de estar desconectado da internet. O BitAddress (mas não LiteAddress) vai pedir para você criar alguma aleatoriedade, como mostra a imagem abaixo:


3. Você verá chaves públicas e privadas e seus respectivos códigos QR. Não verifique-os.


4. Clique na guia 'paper wallet'.

5. Selecione o número de endereços a gerar.

6. Se você não deseja manter a arte, clique no botão 'Hide art'.

7. Clique no botão "Gerar" para criar novas carteiras.

8. Uma vez que as carteiras são geradas, clique no botão "Imprimir" para fazer uma cópia.

9. Seu navegador irá pedir para selecionar a impressora que deseja usar. No caso do Google Chrome, você também pode salvar a página como um arquivo PDF.

10. Anote os endereços públicos, ou escaneie o código QR do endereço público no seu aplicativo bitcoin (ou litecoin) e comece a depositar fundos.

Para adicionar fundos: basta informar o seu endereço público ou QR do endereço público.

Para checar os fundos adicionados ao seu endereço: coloque seu endereço público no blockchain.info ou o blockexplorer.com e dê enter. O site abrirá uma nova página contendo o histórico de transação daquela carteira.


Para gastar os fundos é necessário importar sua chave privada para uma carteira online. Mas lembre-se, assim que você importar a chave privada, sua carteira deixa de ser uma paper waller e começa a correr os mesmos riscos que uma carteira web. Em outras palavras, ela não é reciclável.  Se você quiser guardar as moedas restantes novamente, é preciso criar uma nova carteira, repetindo o processo.

Cuidados:

  1. Ambos, BitAddress e LiteAddress, dão suporte a chaves privadas através do algoritmo BIP38 . Isto fornece autenticação de dois fatores para a sua Paper Wallet; ou seja: algo que você tem (Paper Wallet), e algo que você sabe (a senha). Além disso, observe que você terá que usar o mesmo site no futuro para descriptografar a chave privada.

  2. Para afastar o risco de qualquer tipo de spyware monitorando sua atividade, você deve usar um sistema operacional limpo. Uma boa maneira de conseguir isso seria a criação de uma unidade flash USB ou DVD com uma distribuição Linux "LiveCD ", como o Ubuntu.

  3. Após entrar no site, desconecte-se da internet. Uma boa paper wallet precisa funcionar offline. Portanto, antes de gerar as chaves, certifique-se que seu computador esteja offline.

  4. Imprima a sua Paper Wallet a partir de uma impressora que não esteja conectada a uma rede.

Sites que disponibilizam a paper wallet: Bitcoin Paper Wallet; BitAdress.

Neste guia falaremos sobre bitcoin. Mas cada moeda tem sua pŕopria carteira. Algumas moedas menos conhecidas ainda não disponibilizaram paper wallets. Mas toda Altcoin que é uma variação da aplicação de carteira Bitcoin - Qt, pode ter uma paper waller de uma maneira bem simples:

1. Vá para a aba 'Recive', onde os seus endereços de carteira são listados.

2. Clique com o botão direito do mouse sobre o endereço que você deseja salvar, em seguida, copie o endereço para o clipboard.

3. Clique no menu "Help" e selecione "Debug" .

4. Na aba "Console", digite "dumpprivkey" e cole o endereço carteira.

5. O console irá exibir a chave privada da carteira.

Após o procedimento, lembre-se de remover  sua chave privada a partir de seu gerenciador de arquivos: no 'C: \ Users \ [ Username] \ AppData \ Roaming \ [ Wallet App Name] \' pasta e apagar o arquivo 'wallet.dat'.

NOTA: isto irá remover todos os endereços mantidos na carteira de software, e você deve se certificar de que não existem fundos restantes nos outros endereços que serão excluídos.