Infográfico:10 aplicações da Blockchain

26/01/2018

A Blockchain está mudando o mundo das finanças e muito além dele. As aplicações da Blockchain atraem a atenção de Bancos Nacionais, conglomeradores bancários e empresas que desenvolvem carros autonômos.  Conheça 10 novas aplicações da Blockchain.

A Blockchain vai mudar a forma como transacionamos. E na verdade, já está mudando. Recentemente, trinta grandes bancos se uniram com gigantes da tecnologia e até o estado de Andhra Pradesh, na Índia e outras organizações -incluindo J.P Morgan, Santander, Intel, Microsoft- para construir versões privadas da Blockchain da Ethereum. Atualmente a parceria já conta com mais de 150 organizações.

A parceria monstruosa, que leva o nome de "Enterprise Ethereum Alliance", busca desenvolver cadeias de bloco privadas e  inúmeras outras aplicações a partir do código já existente da Ethereum.

A Ethereum Alliance é apenas um dos exemplos dos interessados nessa tecnologia. O secretário-chefe especial e o assessor de TI do ministro-chefe do estado de Andhra, J.A. Chowdary, descreveu a ambição do governo de alavancar a adesão à essa tecnologia como uma forma de transformar a região em um centro de tecnologia financeira. 

Outra parceria que tem chamado atenção, é o Hyperledger Project, um projeto colaborativo liderado pela fundação Linux. Entre os interessados nesse projeto, encontram-se o Banco da Inglaterra e o Federal Reserve de Boston.

A adesão de grandes intituições sinaliza o interesse frenético na tecnologia do blockchain que vai além da indústria financeira. Um exemplo interessante é o projeto da Toyota Research Institute com o Oaken Innovations MIT Media Labs e outras startups de Blockchain, que desenvolve aplicativos para carros autônomos poderem compartilham dados a partir da blockchain.

Os exemplos são inúmeros e multiplicam-se a cada dia. Abaixo listamos as novas aplicações da Blockchain, tanto do ramo financeiro como fora dele.