7 Documentários sobre o sistema financeiro

05/01/2018

Os 7 documentários sobre o sistema financeiro contam histórias detalhadas sobre importantes personalidades e crises envolvendo o mercado financeiro. Essa lista é dedicada aqueles interessados em investimentos e na 7ª arte.

1. The Flaw (2011)

O diretor David Sington conta a história da crise financeira causada pelo estouro da bolha de crédito. Com um elenco que conta com banqueiros, corretores e alguns dos grandes economistas do mundo, o filme conta uma história emocionante de delírio, engano e destruição. 

Nota IMDb: 7,3

2. Trabalho Interno (2010)

Inside job

 Job é um documentário que analisa a crise financeira de 2007-2012. O filme é descrito por seu diretor, Charles H. Ferguson como sendo sobre "a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica."

Nota IMDb: 8,3

3. Capitalismo: uma história de amor (2009)

Capitalism: a love story

O diretor Michael Moore explora o colapso da economia mundial, apresentando uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade.

Nota IMDb: 7,4

4. Zeitgeist: Addendum (2008)

O filme aborda várias questões que envolvem o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, a CIA, as corporações, governos e outras instituições financeiras, e mesmo religiões, e a corrupção por trás de seus trabalhos. Após apresentar uma série de problemas do sistema financeiro atual, o  filme propõe o uso da tecnologia como solução de alguns dos problemas apresentados., 

Segundo seu diretor, Peter Joseph, o filme "tenta localizar as causas da atual corrupção social dominante, ao tentar oferecer uma solução." Ao finalizar, Addendum salienta a necessidade de sistemas de crenças que adotam as idéias de emergência e interdependência. 

Nota IMDb: 8,3

5. Enron: os mais espertos da sala (2005)

Enron: The Smartest Guys in the Room 

Esse documentário ilustra como funcionava a hierarquia interna da Enron, 7ª maior companhia dos Estados Unidos. Através de depoimentos e gravações, o documentário analisa um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão.

Nota IMDb: 7,7

6. Europe at the Brink

Neste documentário, os editores do Wall Street Journal examinam as origens da crise da dívida européia e porque ela se espalhou com tanta ferocidade pelo continente e começou a ameaçar o mundo inteiro. O documentário explora com detalhes o problema da dívida grega e sua relação com contribuintes na Alemanha e outros países do norte da Europa.

O documentário ainda não tem legendas em português.

7. Hank: cinco anos depois do colapso (2013)

Como lidar com a pressão de ter o futuro de uma nação inteira nas mãos? O ex-Secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson sabe exatamente como é viver essa realidade e dá um impressionante depoimento sobre a crise que marcou a economia mundial em 2008.

No filme coproduzido pela produtora Radical Media e a Bloomberg Businessweek Films (braço audiovisual da revista Bloomberg), Paulson explica como convenceu bancos, o próprio congresso norte-americano e até mesmo candidatos à presidência a aprovar um trilhão de dólares em resgastes financeiros.