Como funciona uma transação de Bitcoin?

05/01/2018

O Bitcoin funciona a partir da blockchain, mas como funciona uma transação ransferência de um usuário ao outro e quais as características dessa moeda digital.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin  é o nome de uma unidade monetária, de um protocolo, de uma rede e de uma inovação digital distribuída de código aberto. Juntos, eles formam um ecossistema que armazena e transmite essa unidade monetária entre os usuários da rede Bitcoin, sem que seja necessário qualquer autoridade financeira para verificar e autenticar as transações.

O protocolo Bitcoin foi divulgado em 2008, em uma lista de e-mail cyberpunk e foi chamado de "Sistema de Pagamento Eletrônico ponto-a-ponto", pelo seu criador, que usa o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. O software Bitcoin pode ser executado em computadores e dispositivos mobile, tornando a transferência de Bitcoin cada vez mais fácil.

Segundo Sakamoto, o Bitcoin é uma versão ponto-a-ponto(P2P) de dinheiro eletrônico que permite o envio de pagamentos online diretamente de uma pessoa para outra sem ter que passar por uma instituição financeira.

Nós propomos uma solução para o problema de gasto duplo utilizandouma rede ponto-a-ponto. A rede registra data e hora dastransações transformando as em um hash em uma corrente contínua de prova detrabalho codificada, formando um registro que não pode ser alteradosem que a prova de trabalho seja refeita. A correntemais longaserve não somente como prova dasequência doseventos testemunhados, mas provadeque eles vieram de umconjuntomaiorde poder de CPU. Enquanto a maior parte do poder de processamentoforcontrolado por "nós"(pontos)que não estão cooperando para atacar a rede, eles irão gerar a correntemais longae superaros invasores. A rede em si requer uma estrutura mínima. Mensagens são transmitidas na base do melhor esforço, e os "nós"podem sair e se juntar novamente arede àvontade, aceitando a corrente com a maior "prova de trabalho"como prova do que aconteceu enquanto elesestiveramfora

Como o Bitcoin funciona?

A transferência ocorre entre carteiras digitais, instaladas no computador ou no celular de quem vai mandar e receber as moedas. As unidades monetárias, chamadas bitcoin são submetidas na rede como transações que transferem a unidade de um remetente a um destinatário.

Abaixo explicamos com detalhes como funciona uma transação de Bitcoin:

Em resumo, as transações de Bitcoin funcionam através de uma rede distribuída que usa criptografia para criar, armazenar e transferir unidades monetárias, chamadas Bitcoin, de um usuário para o outro.