Como comprar Bitcoin e outras moedas digitais.

16/01/2018

Apesar de ser um processo simples, muitas pessoas ainda tem dúvida sobre como comprar Bitcoin. Este guia te ensinará as duas formas de comprar bitcoin, as vantagens e desvantagens de cada forma e os cuidados necessários.

2 Maneiras de comprar Bitcoin

Existem duas maneiras de se comprar bitcoin: comprar de uma exchange ou de um vendedor diretamente, o chamado p2p.  As exchanges são plataformas que intermediam os usuários que querem vender e comprar Bitcoin, garantindo liquidez quase imediata para o ativo. Já os vendedores (ou compradores) P2P são usuários referenciados dentro da comunidade Bitcoin dispostos a sempre transacionar as moedas digitais.

1. Exchange

Para comprar Bitcoin de uma exchange, basta cadastra-se, validar seus documentos e enviar um depósito de uma conta de mesma titularidade. Com essas empresas você realiza uma troca (exchange) entre dinheiro fiduciário e moedas digitais. Porém, com a popularidade do Bitcoin, aumentaram as empresas que realizam esse serviço, por isso, sempre mantenha-se atento aos seguintes critérios:

1. Custo de se depositar, vender e retirar as moedas. Fizemos um post comparando as taxas das exchanges pra você poder aproveitar a que tem o melhor preço;

2. Verificar os prazos de confirmação de depósito e retirada;

3. Verificar à ocorrencia de reclamações dos usuários dessas empresas em sites como o ReclameAqui.

4. Realizar testes com pequenas quantias antes de enviar todos seus fundos para essas empresas

5. Estudar sobre o antecedente da empresa. Existem dezenas de exchanges que já sumiram com milhões de doláres de seus clientes

6. Sempre colocar 2 ou 3 fases de autenticação no sistema.

2. P2P

Para compras P2P, basta procurar usuários com referência no local bitcoin ou em listas de outras comunidades. Na seção "compra e venda de moedas digitais (p2p)", também é possível comprar dezenas de moedas digitais conosco, além do Bitcoin.

Compras P2P contém uma série de vantagens: a compra é praticamente instantânea, não passa por nenhum processo burocrático e os fundos podem ser depositar diretamente em uma carteira, evitando os gastos com fees e taxas. Além disso, ao depositar os fundos diretamente em sua carteira, você garante maior anonimato e não corre o risco de perder os fundos em um ataque à exchange. Mas não esqueça: é sempre importante conhecer as referências dos compradores e vendedores antes de fechar negócio, pois você não terá nenhuma forma de recuperar seus fundos.

Se você deseja comprar outras moedas pela exchange e não sabe como, também te ensinamos.

Comprando Altcoins (moedas alternativas ao Bitcoin)

A aquisição de outras moedas digitais é um processo similar que simplesmente adiciona alguns passos. O primeiro passo é decidir qual moeda você quer adquirir. Existem inúmeras moedas e tokens disponíveis no mercado. Então é importante que você pesquise antes sobre a moeda, conheça sua equipe de desenvolvimento, leia o white paper da moeda e se informe junto à comunidade sobre a andamento da moeda em questão. Um bom fórum para isso é o Bitcointalk, lá é possível saber a experiência de outros usuários, tirar dúvidas e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo das criptomoedas.

Após decidir