CandleSticker: fase de acumulação e fase distribuição

13/10/2017

Os candlestickers podem ser usados para indicar fase acumulação e fase distribuição de um ativo. Essa indicação pode ser usada para distringuir a fase de acumulação do mercado de um mercado de urso e a fase de distribuição de um mercado de touro. Tornando a análise acertiva e antecipada, aumentando os lucros.

As fases de acumulação e de distribuição do mercado são períodos que foram caracterizados pela primeira vez em 1887 pela Teoria de Dow .

A fase de acumulação, segundo Charles Henry Dow, é caracterizada como a primeira fase das três fases que compõem a tendência de alta primária do mercado. Nessa fase, o mercado apresenta preços subsvalorizados e congestionados em uma faixa.

Em um primeiro momento, o mercado pode parecer desinteressante para aqueles pouco habituados as tendência do mercado, mas uma análise mais aguçada pode mostrar que o mercado longe de apresentar novas mínimas, se prepara uma reversão, iniciando a tendência de alta primária, também conhecida como mercado de touro.

Os preços subvalorizados fornecem um insight para os players que conhecem o valor potencial do ativo. Mas como podemos distinguir a fase de acumulação do mercado de alta primária de uma simples baixa do mercado? 

Se durante um movimento de baixa ou de lateralização do mercado, houver o surgimento de candles com sombra inferior significativamente grande se comparada ao corpo do candlesticker e sua sompra superior, devemos ficar atentos, pois a moeda pode estar em fase de acumulação e deve começar um movimento de alta em breve, indicando que devemos comprar o ativo.

Os dias de grande volume sinalizam uma possível mudança. Sozinho, um dia de grande volume não é um sinal de compra, mas se em um movimento de laterização ou de baixa houver períodos de grandes volumes que tenham fechamentos próximos a abertura do dia, criando candles com grandes sombras inferiores, ele serve como indicação para monitorar o preço da moeda digital com mais atenção.

No gráfico abaixo do par Litecoin e Dolár, o ativo vinha em um movimento de laterização, em que, sempre que o ativo descia rumo a resistencia, os candles apresentavam grandes sombras inferiores. Essa formação indica que a força compradora está muito forte, pois mesmo que os vendedores tentem levar o preço do ativo para baixo durante o dia, os compradores conseguem segurar o preço do ativo.

No gráfico abaixo de Dash/Dolár, o ativo estava em um forte movimento de queda com formações de candles com grandes sombras longas, indicando que o movimento não deveria persistir por muito tempo. 

A análise dos candles integradas à análise dos topos e suportes fornece indicações mais consistentes do movimento do mercado. No par BTC/USD, vemos como a formação de candles com grandes sombras inferiores podem indicar uma possiível reversão do mercado, o que foi confirmado com um forte rompimento do topo, confirmando o início do mercado de touro.

A fase de distribuição do mercado é caracterizado como um momento onde a demanda pelo ativo é alta e as ofertas de venda vão sendo finalizadas gradualmente, aparentando um crescimento consistente. Nesse momento, a maioria dos players continuam otimistas e as pequenas quedas que indicam o início do mercado de urso são confundidas com pequenas correções saudáveis.

Após esse pequeno declínio moderado, há uma reação (movimento secundário) que recupera parte da queda, ludibriando novamente os otimistas do mercado de touro. Essa alta, porém, forma um topo mais baixo do que da alta anterior, confirmando que o mercado entrou na segunda fase do mercado de baixa primária e confirmando o mercado de urso.

Por conta de suas caracteristicas, a fase de distribuição do mercado de baixa primário pode ser confundida com um mercado de alta de crescimento consistente. Como podemos usar os candles para nos auxiliar nessa distinção? 

Nesse período,  as compras vão sendo finalizadas e o mercado começa a cair, mas em seguida apresenta uma reação de recuperação dessa queda, formando uma alta menor. Durante esse período, o surgimento de candlestickers com sombra superior muito grande se comparada ao corpo do candle e a sombra inferior, indica período de distribuição  e confirma o início do mercado bearish.