Bitcoin em Poucos palavras

11/01/2018

Bitcoin em poucas palavras é excelente para quem está começando no Bitcoin e quer saber o que é o Bitcoin, quanto ele sabe, quem criou e muito mais.

O que é?

Um sistema de pagamento eletônico ponto-a-ponto (P2P) em que usuários enviam unidades monetárias, chamadas Bitcoins, de uma parte à outra.

Quem Comanda o Bitcoin?

Não há uma autoridade central no Bitcoin, Cada transação é autenticada por uma coletivo de computadores que mantém a rede Bitcoin funcionando.

Quanto essa moeda vale?

O valor é extremamente volátil e é definido de acordo com a demanda e confiança dos usuários.

É anonimo?

Nas transações, não há nome nem números de documentos, todo usuários é representado por um endereço público, mas não é fácil saber quem está por trás desse endereço.

Quantos Bitcoin existem?

O processo de mineração cria Bitcoin. De acordo com o while paper que lança o protocolo BItcoin, haverá 21 milhões de moedas em circulação até 2140.

Quando começou?

A ideia do protocolo bitcoin foi lançada em 2008 em uma e-mail lista cyberpunk chamada metzdowd.com. Porém, as primeiras unidades monetárias apenas entraram em circulação em 2009.

Quem inventou?

Isse é um grande mistério. Ninguém sabe a real identidade do criador do BItcoin, ele apenas se identifica pelo pseudônimo Satoshi Nakatomo.

Quanto eu posso comprar?

Você não precisa comprar um Bitcoin inteiro. O Bitcoin pode ser fracionado até oito casas decimais depois do 0. A menor unidade de Bitcoin é um satoshi, que equivale à 0,00000001 Bitcoin.

Para que ele serve?

Assim como as moedas fiduciárias, o Bitcoin serve como unidade monetária para compra e venda de produtos e serviços, como um ativo financeiro para realizar operações financeiras, inclusive com outras moedas digitais e atualmente, principalmente em países em desenvolvimento, ela vem sendo muito usada para transaferência de valores entre países.