9 Formas de conseguir Bitcoin

09/12/2017

Existem muitas formas de se conseguir Bitcoins Listamos as 9 formas de conseguir bitcoin mais eficazes  e seguras. Você pode comprar, aceitar pagamento de produtos e serviços, emprestar e pegar juros por isso, minerar e muito mais.

Entre as formas de se conseguir Bitcoin, temos:

  •  Comprar
  •  Aceitar pagamentos em Bitcoin
  • Emprestar para lending
  •  Mineração
  •  Arbitragem
  •  Trader
  •  Anúncios
  •  Micro-Tarefas.

No final esclaredemos os perigos que envolvem cada uma das formas de se conseguir Bitcoin.

1. Comprar BTC com dinheiro:

O jeito mais fácil de conseguir Bitcoin é comprando a quantia desejada em uma exchange local ou via P2P. Exchange locais são empresas registradas em um determinado país que funcionam como intermediadoras entre usuários que querem vender e usuários que querem comprar Bitcoin. Neste caso, você precisa abrir uma conta no site de uma dessas exchanges, validar alguns documentos, fazer um depósito na quantia desejada e comprar os Bitcoins. Já a compra via P2P não tem tanta burocracia e costuma ser muito rápida. Nesse caso, você faz uma transferência para algum vendedor de confiança e ele então depositará os BTC no endereço que você quiser. Em ambos os casos vale pesquisar antes sobre os antecedentes da empresa ou da pessoa que for te vender Bitcoins, evitando pessoas mal intencionadas.

Avaliamos algumas exchanges para você e também contamos com um portfólio de moedas para venda P2P.

2. Aceitar pagamento em Bitcoin

Ao invés de comprar Bitcoin, é possível aceitá-los como pagamento. Isso pode ser feito de inúmeras formas. Caso você tenha um estabelecimento ou preste algum tipo de serviço presencial ou virtual, você pode adicionar Bitcoin como uma das formas de pagamento.

2.1 Estabelecimentos: Se você tem uma loja ou um comércio e quer começar a aceitar Bitcoin, você pode se cadastrar no CoinMap, um OpenStreetMap e começar a fazer parte estabelecimentos que aceitam Bitcoins no Brasil e no mundo. Isso lhe dará, além de Bitcoins, visibilidade mundial, tudo sem custo. Também vale para os estabelecimentos, colocar um logotipo escrito "Aceita-se Bitcoin". Isso te trará além de entusiastas do Bitcoin, curiosos para seu estabelecimento.

2.2 Freelancer ou Serviços Autônomos: Vender um serviço em Bitcoin tem várias vantagens: você economiza com taxas bancárias e com imposto, seu pagamento é mais rápido, além de ser você que define seus horários. Existem várias plataformas de freelancing que vale a pena dar uma olhada. XBTfreelancer; Cryptogrind; Coinality; Bitgigs; Jobs 4 Bitcoin (subreddit); Steemit; Supload.

2.3 Vendas Online: Você quer vender um computador? ou aquele móvel que não serve mais? Essa é uma ótima oportunidade para desapegar de coisas que só servem para juntar poeira e conseguir algumas moedas digitais em troca. Essa venda apresenta várias vantagens em relação as trocas tradicionais. Você vai economizar com as inúmeras taxas de intermediários envolvidas em uma compra online e não precisará esperar até o dinheiro cair na sua conta. Atualmente existem algumas plataformas que te ajudam nessa tarefa: OpenBazaar; Purse.io; Bitify

Caso você já tenha uma loja virtual, existem algumas opções de Gateways para você integrar em seu plataforma e aceitar pagamento diretamente em Bitcoins. Dois grandes exemplos de gateway, é a BitPay e a Coinpayment.


3. Emprestar BTC para exchanges e lucrar com juros.

Algumas exchanges permitem a opção de lending, que consiste em emprestar dólares ou bitcoin para outros traders, recebendo juros em troca. As plataformas mais conhecidas que oferecem a prática de lending é a Poloniex, a Bitfinex e a Bitbond. Cada plataforma tem suas condições de empréstimos, taxas, juros, prazo de empréstimos e garantias do retorno do investimento.

Explicamos com mais detalhes como emprestar Bitcoin na Poloniex e na Bitfinex

4. Mineração

Antigamente era possível minerar com um computador comum. Mas com o aumento da dificuldade de mineração, se tornou cada vez mais difícil minerar. A escolha pela mineração requer grandes cálculos de custo benefício que devem contemplar gastos com hardware, gastos com energia, dificuldade de se minerar e valor do Bitcoin. O ROI (Retorno Sobre o Investimento) deste investimento costuma ser demorado e arriscado. Porém, se bem calculado, os lucros podem ser muito interessantes. Para começar a minerar Bitcoin, você deve comprar um hardware específico para essa função. Estas máquinas são caras e gastam muita energia elétrica. Então é importante realizar esse investimento com muito cuidado.


5. Arbitragem

Essa tática requer certo conhecimento do mercado, cadastro em diferentes exchanges e transações rápidas. Em suma, essa técnica aproveita a diferença do preço entre as exchanges para comprar uma ação em um certo lugar por um certo preço e vender imediatamente em outro lugar por um preço mais alto.

6. Trade

Esse forma requer análises técnicas e fundamentais que ajudem a comprar o ativo sempre na baixa e vendê-lo na alta. Existem uma série de indicadores e técnicas que auxiliam esse estudo.

7. Anúncios

Se você pretende ganhar dinheiro com publicidade em seu site, que tal receber em bitcoins? O adsense bitcoin te permite oferecer esse serviço.

8. AirDrop e Bounty

"Airdrop" refere-se ao ato de distribuição de moedas ou tokens digitais, sendo Bitcoin ou outra moeda.  Já o Bounty é quando uma recompensa é dada em troca de alguma atividade, entre elas: tradução do white paper de lançamento de uma moeda, criação de conteúdo ou divulgação da moeda nas mídias sociais. Ambas as táticas visam ampliar o conhecimento da nova moeda.

9. Micro tarefas

Micro tarefas consiste em pequenas tarefas simples que geralmente podem ser concluídas por qualquer pessoa e não requerem experiência ou habilidades especiais. Esses trabalhos geralmente consistem em completar pesquisas, promoção social, anúncios PTC (pay-to-click), resolução de captchas etc.

Existem inúmeros faucets disponíveis na internet e serviços como o Birds que permite que você seja pago para retwitar tweets pagos. Ou como o The Viral Exchange que permite que você compre e venda alcance social em várias plataformas de mídia social. A lista pode ser infinita, mas como essa opção não apresenta grandes retorno, não vamos dar muitos exemplos.

Esquemas, Scams, Pirâmides e Fraudes


Existem vários esquemas e fraudes que prometem rendimentos extraordinários em Bitcoin. Como em todo tipo de investimento, é fundamentar sempre prestar atenção em alguns tópicos:

  1. Sempre procure referência das pessoas, estabelecimentos, moedas e token que você estiver pensando em negociar dentro da comunidade usuários.

  2. Nunca acreditar em super ganhos ou qualquer outro anúncio do tipo.

  3. Nunca invista ou empreste todo o seu patrimônio e nunca invista em algo que você não conhece.

  4. Lembre-se de manter suas chaves privadas em segurança, com backups protegidos. Nunca deixe grandes quantias nas exchanges.


Existe um site chamado BadBitcoin.org que te ajuda a verificar a lista das fraudes mais conhecidas e recente. Por isso, se você está em dúvida, sempre vale a pena conferir as mídias deles.