7 Padrões de continuidade para análise gráfica.

03/10/2017

Os Padrões de Continuidade indicam a continuidade e fortalecimento da tendência. Há quatro padrões de continuidade que são formados nos gráficos, aqui você aprenderá como identificá-los e usá-los para aumentar seu rendimento.

 Os padrões de continuidade sinalizarem que a tendência vigente ainda não se esgotou. Eles estão presentes tanto em tendências de alta como em tendências de baixa. Em tendências de alta, o surgimento de um padrão de continuidade mostra que a força compradora permanecerá mais forte do que a força vendedora ainda durante algum tempo. Já em uma tendência de baixa, o aparecimento  de padrões de continuidade indicam que a predominância da força vendedora perseguirá.

Há quatro tipos de padrões de continuidade: retângulos ou caixotes, triângulos, bandeiras e flâmulas.

  • Retângulo/Caixotes: são caracterizados por triângulos que compartilham a mesma resistência e o mesmo suporte, formando a figura de um caixote.
  Retângulo de alta: padrão de continuidade que aparece em movimentos de alta. O rompimento da resistência (linha superior do retângulo) indica a continuação do padrão de alta, com alta proporcional ao tamanho do retângulo.

 Retângulo de baixa: padrão que aparece em movimentos de baixa. Nesse caso, o rompimento do suporte (linha inferior do retângulo) indica continuação do padrão de baixa, com baixa proporcional ao tamanho do retângulo.

Abaixo apresentamos um caso interessante. A formação do retângulo ocorreu próxima a uma reversão da tendência, entretando, a projeção primeiro se concretizou. Após a reversão da têndencia de baixa, houve a formação de outro retângulo, indicando fortalecimento da tendência de alta. 

DogeCoin é uma moeda digital criada por Jackson Palmer e Billy Markus a partir da inspiração de Doge, um Shiba Inu que fala em Comic Sans. A ideia, que era uma piada, começou a ser foco de atençao quando um comprador no CoinedUp fez uma ordem de 0.5BTC por apenas 1 DOGE. Atualmente o mercado do DOGECoin gira em torno de $124,360,963. Além da moeda ser baseada em um meme, há ainda uma outra curiosidade sobre o mercado dessa moeda: a formação de retangulos é muito comum. Isso faz com que, esse padrão gráfico de continuação será um excelente auxiliar no investimento dessa moeda.


  • Triângulo: neste padrão de continuidade, temos dois tipos, o triângulo de alta (ascendente) e o triângulo de baixa (descendente).

Triângulo de Alta (ascendente) : são os triângulos que compartilham a mesma resistência e formam fundos ascendentes. Normalmente, a distância entre a resistência e o fundo ascendente do primeiro triângulo será igual ao crescimento do ativo após o rompimento da resistência.

Triângulo de Baixa (descendente): o mesmo se aplica ao triângulo de baixa, são triângulos que compartilham do mesmo suporte e apresentam topos descendentes. Quando o suporte for rompido, o ativo tende a cair na mesma proporção que a diferença entre o suporte e o topo do primeiro triângulo (projeção).

  • Flâmula ou Triângulo Simétrico: padrão de continuidade caracterizado por topos descendentes e fundos ascendentes, em que o rompimento apresenta continuidade da tendência. O tamanho do mastro indica qual será o tamanho da alta do ativo após o rompimento.
  • Bandeira: no caso desse padrão, também temos dois tipos, as bandeiras de alta e as bandeiras de baixa.

Bandeira de alta: são caracterizadas por topos e fundos descendentes, em que o tamanho do mastro indica qual será o tamanho da alta do ativo.

Bandeira de baixa: formada por topos e fundos ascendentes, em que a queda que originou o padrão será muito próxima a queda do triângulo que romper o suporte.

******** Nesse caso, há duas maneiras de se proceder: traçar uma linha ascendente e vender o ativo nos candles que toquem essa linha, esperando que o ativo continue em sua sequência de queda ou, para aqueles mais conservadores, vender o ativo quando o candles romper o fundo traçado. Como tudo, as duas estratégias tem prós e contras. Vender o ativo antes de haver o rompimento garante maior lucro e maiores chances de erros. Esperar o candle romper o fundo garante que a jogada terá maior acertividade, mesmo que isso signifique um lucro mais moderado. A escolha depende do perfil de cada investidor e de quanto ele está disposto a perder.

Observação: os rompimentos são caracterizados pelo corpo de dois candles que passam completamente a linha de suporte ou resistência.