11 padrões de CandleSticker

05/10/2017

CandleSticker são representações gráficas muito importante para a análise técnica. Descubra como você deve usar os padrões de candlesticker para entender o comportamento das moedas digitais e aumentar seus fundos.

CandleSticker é uma representação gráfica desenvolvida em 1749 no mercado de arroz do Japão e até hoje é a representação mais utilizada para análisar o comportamento das moedas digitais.

Cada candlesticker apresenta quatro informações de um determinado período: o valor de abertura do mercado, de fechamento, a máxima e mínima alcançada no período.

O período é escolhido de acordo com a estratégia de análise que você adotar. Usando a estratégia de observar o comportamento da moeda no último mês, com candlês de 1 dia, você observará 30 candlesticker.

O candlesticker verde indica que a força compradora foi mais forte que a força vendedora no período, e o candlesticker vermelho indica que a força vendedora foi maior no período.

Como usar os candlesticker para analisar moedas digitais?

Os padrões de candlesticker podem indicar reversão, desaceleração e exaustão de tendências, além de indicar períodos de acumulação e distribuição. Analisaremos cada um dos padrões de reversão detalhadamente:

  • Candles de Reversão:  indicam que a tendência deve ser interrompida, modificando o movimento que a moeda vinha fazendo. 

Pircing Line: em um movimento de forte baixa, a formação de um candle de alta que penetra mais da metade do candle anterior de baixa indica que os compradores começam a ganhar força e os vendidos começam a fechar suas posições. Quão maior for o candle de alta em relação ao candle anterior de baixa, maior será a possibilidade de reversão do movimento.


No gráfico de BTC/USD, a formação do pircing line indicou que o mercado deixaria de fazer novos mínimos e começaria um movimento de reversão:


Kicker de alta: um marubozu (candle sem corpo) de baixa seguido de um marubozu de alta que abre em gap. Esse padrão é um sinal muito forte de que a força compradora está forte.

Kicker de Baixa: um marubozu de alta seguido de um marubozu de baixa que abre em gap. O padrão indica que a força vendedora está ganhando o mercado.


No gráfico de LTC/BTC, a formação do kicker de alta foi decisivo para prever o movimento de reversão do mercado que vinha em queda acentuada:

Estrela da Manhã: padrão formado por um candle de baixa, seguido de um doji ou candle pequeno em gap e um candle de alta. O doji em gap indica que os vendidos estão perdendo força, o que é confirmado com o candle seguinte de alta.

Estrela da tarde: esse padrão é formado por um candle de alta, seguido por um candle de corpo muito pequeno e um candle de baixa. O candle de corpo pequeno indica que o mercado comprador perdeu muita força, o que é confirmado com o terceiro e grande candle de baixa.

Observação: o candle de corpo pequeno pode ser um, dois ou três, de qualquer cor, formando um pequeno fundo de reversão. O gap precisa ser em relação ao corpo do candle.

A formação da estrela da manhã no gráfico do NEO/BTC nos alertou para reversão da tendência de baixa do mercado:


Engolfo de Baixa ou Engolfo do Urso: após um movimento de alta, aparece um candle de baixa engolfando completamente um candle de alta, indicando que os compradores perderam muita força e agora o mercado está dominado pelos vendedores.

Engolfo de alta ou engolfo de touro: um candle de alta engolfa completamente o corpo do candle antecedente de baixa. Esse padrão mostra que os compradores estão ganhando força e começando a dominar o mercado. Se no dia seguinte houver um candle com fechamento superior ao candle de alta, temos a confirmação da reversão.

Observação: o engolfo não precisa englobar  as sombras do candle anterior.

Abaixo vemos que o Neo vinha realizando um movimento de laterização até candle de baixa engolfou o candle anterior de alta, iniciando um forte movimento de queda do ativo:

Três Soldados de Baixa: padrão relevante em topos de grandes altura. O primeiro candle de baixa indica a perda de força do mercado comprador e os dois candles de baixa seguintes indicam corrida para liquidação das posições de compra. Os candles precisam apresentar fechamento sempre menor que o candle anterior.

Três Soldados de Alta: padrão relevante em grandes fundos. O primeiro candle de alt indica a perda de força de venda no mercado e os dois candles seguintes de alta indicam corrida para compra dos ativos. Os candles precisam apresentar fechamento sempre superior ao candle anterior para o padrão ser válido.




Na análise da moeda Ripple, o aparecimento do padrão três soldados de baixa após um grande crescimento do mercado antecipou uma queda acentuada do ativo em pouco tempo:

Breakway ou Fundo arredondado: padrão formado por pelo menos cinco candles que formam um fundo, indicando que o mercado atingiu a sobrevenda e a tendência de baixa não atingirá novos mínimos.

A reversão da tendência se confirma com o quinto ou sexto candle de alta com fechamento maior que os últimos candles que formam o fundo.


Dragonfly Doji de baixa: formação de um candle sem corpo e com grandes mínimas após um movimento de alta. Se o candle do dia seguinte for de baixa, os compradores tendem a vender suas posições rapidamente, iniciando um forte movimento de baixa

Dragonfly Doji de alta: em um movimento de baixa, surge um candle com preço de abertura e fechamento iguais e com novas mínimas. Essa formação mostra que o mercado se tornou atraente para os compradores que conseguiram levar o preço do ativo para o valor de abertura do mercado. O movimento de reversão é confirmado se no dia seguinte surgiu um candle de alta ou em gap.

Gravestone de Alta: doji com encerramento na mínima do dia. Quando aparece em um movimento de baixa, indica um possível reversão do movimento do mercado. O padrão requer um candle com fechamento superior ao do doji para confirmar a reversão.

Gravestone de Baixa: após uma sequência de candles de alta, a formação de um candle com preço de abertura e fechamento iguais, com sombra máxima, indica que o mercado não consegue mais fazer novas máximas, devido a força dos vendedores, indicando reversão no mercado de alta. A reversão será confirmada se o candle do dia seguinte for de baixa.


Harami Cross de Baixa ou Mulher grávida: padrão de candles formado por candle de alta seguido de um doji, indicando que a força compradora perdeu força. A confirmação da reversão vem com o próximo candle com um fechamento menor que o candle de alta anterior ao doji.

Harami Cross de alta ou Mulher grávida: marubozu de baixa seguido de um doji demonstra uma mudança de comportamento no mercado que antes era dominado por compradores que agora estão perdendo força e a reversão está próxima.

Long Legged Doji: candle sem corpo com grandes sombras demonstra indecisão no mercado. Essa formação é mais representativa em fundos e querer um candle de alta no dia seguinte para confirmar a reversão.

No gráfico da moeda Ripple, a formação do Long Legged Doji indicou o final de uma grande tendência e o início de um forte movimento de alta.

-Martelo: o surgimento desse candle em fundos indica que a força vendedora perdeu muita força e a tendência deve se reverter para uma tendência de alta.

-Martelo Invertido: quando vemos esse candle em um topo, ele pode indicar que a força compradora perdeu muita força e a tendência deve se reverter para uma tendência de baixa.


Observação: essa formação não um sinal de reversão muito forte, então é muito importante esperar para que os próximos candles confirmem a reversão. No exemplo abaixo, podemos ver como se da a formação dos martelos:

A análise dos padrões de candles serve para nos indicar como mercado vem se comportando e como o ativo poderá se comportar no futuro. A análise, entretanto, não é  livre de erros, por isso, para aumentar suas chances de sucesso, é importante combiná-la à diferentes ferramentas de análise gráfica, como com padrões de reversão, padrões de continuidade e indicadores gráficos.