Glossário

O objetivo deste Glossário é apresentar, como referencial, definições de termos usualmente empregados pelo criptomoercado. Essa lista explica alguns dos termos mais corriqueiros desse universo.

ÁGIO - Diferença na cotação da moeda de um país e de outro ou de uma exchange para a outra. Exemplo: Dolár a 3 reais e Bitcoin a X USD no exterior, o preço no Brasil deveria ser em torno de 3X BRL, mas está a 3,1X BRL, portanto existe um ágio positivo, caso o preço no Brasil fosse 2,9X BRL o ágio seria negativo (ou deságio).

AIRDROP - Despejo ade moedas sem exigir nada em troca. Exemplo: quando acontece um hard fork e a antigos detentores recebem a mesma quantia na nova moeda.

ALAVANCAGEM - Trabalhar potencializado (pegando moedas emprestadas). Veja SHORT E LONG.

ALTCOINS - Moedas/Tokens digitais alternativos ao Bitcoin (algumas vezes são chamadas de shitcoin).

ARBITRAGEM - Comprar onde está mais barato e vender onde está mais caro. Exemplo: comprar na exchange 1 que o preço está X e vender na exchange 2 que o preço está 1,05X.

BIP - Bitcoin Improvement Proposals (Propostas de Melhoria Bitcoin). Um conjunto de propostas que membros da comunidade Bitcoin têm feito para melhorar o Bitcoin. Para maiores informações: https://en.bitcoin.it/wiki/Bitcoin_Improvement_Proposals

BALEIA - Players com grandes quantidades de moedae grande capacidade de influencia no mercado. Exemplo:


BOUNTY - prémio ou oferta destinada aos usuários que participam da companha de marketing ou de outra atividade destinada ao fortalecimento da moeda.

BLOCKCHAIN - uma lista de todos os blocos validados, em que, cada um é ligado ao seu antecessor, até chegar ao primeiro bloco.

BLOCO - Um agrupamento de transações, marcadas com um registro de tempo e uma impressão digital do bloco anterior.

BULLISH - Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta)

BEARISH - Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo. imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve

BUY WALL E SELL WALL - Uma ou várias ordens no book com mesmo preço, formando uma "parede" no market depth

CARTEIRA/WALLETS - Um software que contém todos seus endereços Bitcoins e suas chaves secretas. Usada para enviar, receber e armazenar seus Bitcoins.

CHAVE PRIVADA/PRIVATE KEY - O número secreto que destrava os Bitcoins enviados para um determinado endereço. Uma chave secreta se parece comENDEREÇO/ADRESS=Um endereço Bitcoin se parece com 1DSrfJdB2AnWaFNgSbv.

CONGESTÃO - Jargão da análise técnica que designa o intervalo de preços em que um determinado ativo estaciona por um período  prolongado.

DAICO: É uma melhoria no modelo de angariação de fundos da ICO que incorpora certos aspectos de DAO . O modelo foi proposto por Vitalik Buterin.

DAYTRADER - Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtem lucros menores, porém com uma frequência muito maior.

DESPEJAR - Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

DUMP - quando o preço cai muito repentinamente

ENDEREÇO/ADRESS - Um endereço Bitcoin se parece com 1DSrfJdB2AnWaFNgSbv.Ele consiste de uma sequência de letras e números começando com um "1" (número um). Assim como você pede para alguém enviar um e-mail para seu endereço de e-mail, você pediria a outras pessoas para enviarem Bitcoin para seu endereço Bitcoin. Um endereço Bitcoin se parece com 1DSrfJdB2AnWaFNgSbv.

EXCHANGE/CASAS DE CÂMBIO - Plataforma Online que intermedia usuários que querem vender e comprar moedas digitais.

FEES - Taxas, pequena porcentagem que você paga pra movimentar seus ativos (compra/venda/troca)

FOMO - Fear of missing out. Medo de ficar de fora de alguma alta. Isso gera mais interesse na moeda, fazendo ela subir muito mais!

FORK - é copiar o código fonte de um programa pra fazer outro, à parte, criando uma blockchain separada. A Litecoin é um fork do Bitcoin. O código é 99.99% o mesmo, mas a rede é outra completamente diferente e em nada influencia o Bitcoin.

FOREX - Do inglês Foreign Exchange Market, significa uma negociar em pares. Suas operações envolvem a compra de uma moeda e simultaneamente a venda de outra. Ou seja, você especula que o valor de uma das moedas vai subir ou cair em relação a segunda moeda.

FUD - Fear, Uncertainty and Doubt (MEDO, INCERTEZA, DÚVIDA). Efeito que gera muito Panic Sell. todo mundo vende desesperado pra sair antes que caia mais. E isso provoca ainda mais queda no ativo.

HARD FORK - mudança radical no protocolo que torna os blocos anteriores invalidos e requer que todos os nós façam um update da última versão do protocolo.

HOLD - segurar a altcoin, pensando na valorização a longo prazo (HODL- nome dado à quem faz HOLD da moeda)

ICO - Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Você compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que voce pagou na pré-venda.

LENDING - Deixar seus BTCs ou ALTCOINS emprestados, rendendo uma porcentagem de juros ao dia.

LONG - apostar na alta de uma moeda. Você pega BTC emprestado na exchange e compra uma moeda. Ela subindo, você vende, tendo seu lucro em cima de uma quantidade maior de BTC.

MÃO DE ALFACE - Pessoas sem experiência no mercado que vender na baixa de um ativo.

MINERADOR - Um nó da rede que encontra uma prova de trabalho válida para novos blocos, através do uso repetido de hash.

ORDEM MAKER - Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees.

ORDEM TAKER - Uma ordem que "toma" a vez das outras que estão no livro. ELa é executada imediatamente por ja ter alguma ordem vendendo mais barato do que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender.

PROFIT - Lucros obtido

PUMP - Quando o preço sobe repentinamente

SHORT - apostar na queda de uma moeda. Você "pega emprestada" essa moeda na exchange, e vende, esperando que ela caia. com os BTCs resultantes da venda, você recompra essa moeda, numa quantidade maior após a queda, ficando com a diferença de lucro pra você

SPREAD -  diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depht)

SOFT FORK - é uma mudança retro-compatível, ou seja, quem não quiser atualizar não precisa, vai continuar funcionando.

STOP-LIMIT - ou apenas STOP - tipo de ordem de compra ou venda que é "ativada" após o gráfico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065

SWINGTRADER - Estratégia de trade, baseada em poucas operações, mas muito lucrativas.

TXID - Como o ID de uma transação ou um comprovante. O TXID é um número que te permite verificar o status da sua transação na rede bitcoin.